sábado, 29 de maio de 2010

ator atuante

"Mar Me Quer" traz uma série de singularidades numa composição plural de encenação em forma de arena. Um espaço que traz em seu cenário velas, roupas, instrumentos e muitos objetos de metal, barro e madeira, dos quais são extraídos sons compondo uma atmosfera musical, preenchida por cirandas, canções populares, ruídos e silêncios. Um jogo de luz e sombra envolve os 02 casais de atores, com biotipos, idades e formações bem diferentes, interpretando 03 personagens: a mulher, o velho e o homem.


Inveredando nesse mar, me deparo em busca de um ator atuante. E trago esse conceito de Fábio Vidal, com quem fiz um curso há mais ou menos dois anos atrás, e que hoje compõe a equipe criativa de Mar Me Quer. Entendia o atuante como aquele que cria, se apropria e recria a cena, de modo que é autor e ator, com tamanha propriedade a ponto de alterar o desenvolvimento da atuação, atribuindo novas informações, sem perdas na qualidade do produto compartilhado com o público. E neste caso, o atuante trazia em si elementos ou talvez princípios do teatro, da dança e da performance, numa execução dramatúrgica própria.

Com o processo do Mar Me Quer, me vejo trazendo na encenação um pouco deste ator que é atuante, mas vou além. Se buscar no dicionário, atuante é aquele que age, então, acredito que nesse Mar, os atores são atuantes em todos os sentidos: executam e criam a composição sonora, transformam os objetos do cenário em imagens, interpretam os três personagens, cantam, expõem seus segredos e se revelam agentes múltiplos executivos da cena que lhes pertence, afinal tudo tem sido criado junto, do cenário ao figurino, das músicas ao texto.

Daí, entendendo a atuação como um modo de interpretar um personagem - dar vida, criar um corpo, compor uma voz -, penso que, mais do atuar, os atores nessa montagem são agentes/operários/artesãos da cena. E tudo isso foi alcançado a partir do jogo Balai, trazido pelos deuses clowns Marco e Fernando.

Luiz Antônio Jr.

Seja o primeiro a comentar

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO